O ANTIGO E O NOVO MERCADO DE RASTREAMENTO AUTOMOTIVO BRASILEIRO ...

O Mercado de Rastreamento Automotivo nasceu em 2001 com rastreadores que utilizavam a comunicação satelital pura. Ao longo dos anos seguintes foram utilizadas outras tecnologias de comunicação como PAGER, TDMA, CDMA, GSM 2G e GSM 3G, sendo que a tecnologia GSM 2G até hoje é a tecnologia que sustenta funcionalmente o Mercado de Rastreamento Automotivo Brasileiro.

No decorrer desses anos presenciamos rastreadores que trabalhavam com comunicação hibrida onde a comunicação principal era o GSM 2G com tecnologia satelital como contingência. Logo na sequencia surgiram rastreadores híbridos com a utilização de 2 SinCards de operadoras diferentes.

Esse conceito de Rastreadores Híbridos tinha como principal função garantir a segurança do envio das mensagens frente aos problemas de cobertura do GSM 2G da época.

Nos dias atuais temos o mesmo conceito de Rastreador Hibrido que evoluiu para utilização de SimCards que trabalham integrados com várias operadoras do mercado de Telecom. São os SinCards chamados de Multi Operadoras que tem como função contornar os problemas de cobertura do GSM 2G, assim como foi no passado.

Atualmente o Mercado de Rastreamento está começando a sentir os efeitos da chegada de uma nova era com as tecnologias de comunicação celular, onde a tecnologia GSM 2G está perdendo sua posição para novas tecnologias como o 4G LTE, 4G CATM-1 e 4G NB-IoT, e futuramente para a Tecnologia 5G a qual deverá ser implementada nos próximos anos.

Como sabemos, a tecnologia GSM 2G sustenta a comunicação do Mercado de Rastreamento sendo que já iniciou o seu desligamento gradativo com sua substituição pela tecnologia 4G.

O Mercado de Rastreamento com os seus 19 anos de existência não só evoluiu junto com as tecnologias de comunicação, mas também foi beneficiado com a evolução das tecnologias utilizadas na eletrônica dos rastreadores os quais permitiram a miniaturização dos equipamentos, aumento de sua capacidade de memória, processamento e da qualidade do GPS melhorando muito a precisão da geolocalização.

Também no decorrer desse mesmo período tivemos a evolução das linguagens de programação, desenvolvimento de novas gerações de computadores e servidores cada vez mais potentes e do desenvolvimento de Aplicativos Mobile.

Toda essa nova tecnologia cibernética foi e é impulsionada pela expansão dos recursos da internet que em conjunto com os mapas vetorizados de última geração viabilizaram o desenvolvimento de poderosos aplicativos e plataformas para o Mercado de Rastreamento Automotivo Brasileiro.

Nos últimos 4 anos vivenciamos uma grande mudança no mundo. Um novo entendimento sobre rastreabilidade e sensoriamento chamado de IoT – Internet das Coisas. Esse entendimento passou a ser o Grande Guarda-Chuva da atualidade, sendo que o mercado de Rastreamento está inserido nele como uma das verticais desse grandioso e profundo conceito.

Este novo conceito está revolucionando a conectividade de objetos no mundo incluindo o Mercado de Rastreamento que já iniciou sua nova jornada tecnológica a qual mudará a forma da prestação de serviços para os consumidores finais.

O conceito IoT – Internet das Coisas tomou força no Brasil nos 2 últimos anos com o aparecimento das tecnologias de comunicação não licenciadas como o SigFox e LoRa. Não podemos deixar de considerar que teremos a curto prazo a evolução da tecnologia 4G NB-IoT que também passará a encorpar o conceito IoT no Brasil.

Quando analisamos as projeções da evolução da conectividade no Brasil, se faz necessário agirmos conscientemente no Mercado de Rastreamento para diminuir os impactos negativos junto aos clientes e para evitar grandes perdas financeiras que poderão ser geradas com a diminuição da qualidade progressiva da Rede 2G.

É fundamental que acompanhemos as mudanças profundas que já começaram a acontecer no Mercado de Rastreamento onde estamos atrasados na utilização de rastreadores que utilizam a tecnologia de comunicação 4G como o CATM-1.

É importante ressaltar que os rastreadores que utilizam GSM 2G adquiridos nesse ano provavelmente não conseguirão completar o período dos prazos de depreciação em função do desligamento gradativo da Rede 2G já anunciada e será cada vez mais rápida de agora em diante.

Toda essa alteração conceitual e da tecnológica de comunicação já se faz presente nas tendências de um Novo Mercado de Rastreamento Automotivo Brasileiro que começa a tomar forma onde o conceito de Rastreadores Híbridos agora utiliza a comunicação celular de dados com contingência das tecnologias das comunicações não licenciadas visando ter redundância na segurança da comunicação e resolvendo o grande problema de segurança causado pela utilização dos famigerados Jammers para os roubos.

A utilização da tecnologia LoRa nesse contexto tem se destacado e com certeza é a tecnologia que veio para ficar e revolucionar o Mercado de Rastreamento que além da redundância na comunicação vem prover a vacina tão esperada para a utilização de Jammers nos roubos de veículos em geral.

A tecnologia LoRa também propicia a comunicação Pear to Pear (P2P) que possibilita um rastreador comunicar com outro rastreador ampliando ainda mais as condições específicas de segurança. É a concretização de um sonho que o mercado teve em meados de 2011 para combater a chegada do Jammer no Brasil.

Já temos os fabricantes nacionais de rastreadores comercializando estes novos rastreadores com comunicação híbrida LoRa que segundo depoimentos de quem já utiliza essa nova tecnologia tem comprovado a sua eficiência operacional e de segurança. Já temos operando no mercado mais de 200 mil rastreadores híbridos LoRa.

O futuro do Mercado de Rastreamento está desenhado na utilização da comunicação 4G CATM-1 que vai de forma tranquila e sem mudanças a nível de hardware absorver a comunicação 5G quando ela efetivamente for implantada comercialmente no Brasil.

Em conjunto com esse cenário, a tecnologia de comunicação LoRa deverá desempenhar papel fundamental junto ao Mercado de Rastreamento Automotivo Brasileiro pelo fato de que ela propicia a inclusão de inúmeros e dos mais variados tipos de sensores independentes do rastreador, que podem ser incorporados e agregados para atender diversas necessidades do mercado que até o momento não podiam ser supridas. É uma nova era de serviços agregados a serem inseridos no Mercado de Rastreamento em geral.

A revolução IoT LoRa junto ao Mercado de Rastreamento Automotivo Brasileiro será a curto prazo fundamental para continuidade dos serviços prestados dentro deste novo mundo.